domingo, 27 de maio de 2018

Segundo estágio do processo do abuso sexual!


Olá queridos e queridas... sejam bem-vindos!
Na postagem anterior, falamos sobre os estágios que envolvem o abuso sexual na infância. E pontuamos o primeiro estágio, hoje, nossa abordagem focará o segundo estágio que trata do contato físico aparentemente apropriado.
Refletir sobre o tema do Abuso Sexual na Infância – ASI, é, não permitir que o silêncio continue escondendo os abusos, os danos... e as vítimas sejam, também, silenciada.

Assim, como as outras postagens relacionadas a este tema, a de hoje está embasada no livro “Lágrimas Secretas¹” do Dr. Allender. Um livro muito profundo, com abordagem ampla sobre o tema do ASI. Se você quiser, podemos enviar uma cópia virtual deste livro para seu e-mail, então, nos escreva para receber raigodoy@hotmail.com

Abaixo, veja os estágios, mas lembre-se que já abordamos o primeiro, acesse o link e leia-o (caso, ainda não tenha lido a primeira postagem sobre os estágios).

1- Desenvolvimento de intimidade e discrição; clique aqui para ler sobre o primeiro estágio
2- Apreciação de toque físico que parece adequado;
3- Abuso sexual propriamente dito, seja por interação física ou psicológica;
4- Manutenção do abuso e do segredo vexatório através de ameaças ou privilégios;

Como já falamos, nossa abordagem está pautada no segundo estágio que fala sobre o contato físico aparentemente apropriado. Segundo Allender, este estágio é uma sequência lógica da introdução de intimidade relacional e também a disposição em ocultar algo. Seria a aproximação através de contato físico sensual. Estes contatos podem parecer simples e carregados de ingenuidade, mas não é bem assim, no que tange o investimento de um abusador. Contatos comuns como, segurar as mãos, massagear as costas, coçar a cabeça ou abraçar podem ser usados para estabelecer este segundo estágio. (Allender, p. 119)

Muitos dos contatos acima apresentados, podem ser vistos e recebidos como carinho e amor. A questão é que a criança, sente-se amada e anseia pelo toque maternal ou mesmo paternal e, logo de início, crê que o adulto ou a adulta está imprimindo nela, um gesto de carinho e acolhimento. No entanto, Allender alerta que,

Deve-se fazer uma importante distinção neste ponto. O anseio da criança ou adolescente pelo toque físico não é, em nenhuma forma ou expressão, um desejo sexual, a não ser que a criança tenha sido condicionada a interpretar que qualquer expressão de intimidade relacional somente possa ser feita através de contato sexual. (Allender, p.120)

A intenção neste estágio, é que a criança ou mesmo adolescente, seja despertada e acostumada de forma contínua e paulatina (nem sempre) a ter reações físicas que, com o passar do tempo, ela ceda mais e mais. Se esta criança ou adolescente, não tiver recebido o acolhimento de seus familiares, certamente, ela reagirá a um carinho semelhante a uma planta que não recebe água há dias.

Uma criança que não foi acolhida, amada e cuidada, traz dentro de si, um coração faminto e, o aconchego recebido através do toque, será como um alimento que traz esperança para ela. A criança não tem facilidade para discernir se um toque recebido é apropriado ou não. A verdade é que, ela sente-se estranha, mas quando ela lembra que foi bem tratada, a sensação de se sentir estranha, acaba sumindo e, com o passar do tempo, ela não percebe o quanto o abuso já progrediu. Então, mesmo no processo do abuso, a criança pode até mesmo se sentir honrada com os contatos e toques que recebe, pois, o abusador, em muitos momentos, a faz se sentir especial e única. O abusador alimenta a criança através da fala ou atitudes que, o que faz, é coloca-la num patamar acima das outras pessoas que estão ao redor delas.

Allender, resume este estágio dizendo: que este processo pode ser visto como o processo que silencia a vítima e, também, o ato de selar o destino da mesma. (p. 122). Muitas adolescentes, neste estágio, percebem algo mas acabam por silenciar, afinal de contas, em alguns casos, o abusador é a única pessoa que se aproxima dela, sem julgamentos, a ouve com paciência ou oferece algo que a vítima precisa ou deseja.
Refletindo sobre este estágio acima apresentado:

Vivemos dias de muita carência afetiva e total despreparo dos pais que, não aprenderam a imprimir um relacionamento de proximidade com seus filhos. A maioria de nós, não fomos tratados com muita afetividade. Quando crianças e adolescentes, muitos de nós, foram tratados como um problema. Quantos filhos ouvem de pais e até de irmãos mais velhos, que eles foram achados no lixo? Que foram adotados? Isto parece uma brincadeira simples, mas na infância, ouvir isto, pode marcar para sempre o interior de uma pessoa. Brincadeiras absurdas de desprezo, unida a falta de amor, traz um resultado desastroso para a vida de quem quer que seja.

Talvez, você que está lendo, possa dizer que passou por isto e não permitiu que alguém te abusasse. É preciso lembrar que cada pessoa é única e cada um percebe a vida de uma forma muito única. Cada ser humano, desde a vida intrauterina, ao ser afetado, pode interpretar e dá significado a sua própria história de vida de uma forma muito diferente. Amar, acolher e ajudar as pessoas que foram afetadas pelo ASI é algo que não deve ser feito a partir de ideias preconcebidas, mas que tem a ver com a necessidade de cada vítima. Às vezes, é melhor guardar o que pensamos sobre determinados assuntos e estender as mãos aos que precisam.

Um forte abraço a você que veio,
Rai Godoy
Todos os artigos aqui postados são de responsabilidade e *autoria de:
Rai Godoy - Especialista em Sexualidade, Inteligência Emocional e Analista de Perfil Comportamental - Life Coach - Conselheira Profissional – Hipnoterapeuta (Instituto Versate e ACT Institute) - Membro da ABRASEX, SBRASH, SBIE e SLAC. *com algumas exceções que serão devidamente citadas

Referência:
Allender, Dan B., Lágrimas Secretas: Cura para vítimas de abuso sexual na infância. São Paulo: Mundo Cristão, 1999 – 3ª reimpressão 2008

Um comentário:

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