domingo, 8 de maio de 2016

Abuso Sexual Infantil: Entrevista III

Moradora da Região Sudeste do Brasil e, em razão disto, tive a oportunidade de falar pessoalmente com ela. Esta entrevista estava guardada, há algum tempo, em um áudio de quase 02 horas de relato. Estava esperando este momento para lançar em nosso Blog.

Esta é a história de uma mãe que descobriu que sua filha fora abusada pelo padrasto, durante muitos anos. Usarei aqui o codinome de Preciosa para falar desta mulher que trilhou fortes emoções e, tudo o que queria, era uma família para amar e cuidar!

Ela se casou pela primeira vez aos 17 anos de idade e seu noivo tinha 20 anos. Eles eram amigos de infância. Devido ao aparecimento de um câncer, ele veio a falecer 09 anos depois de casados. Morreu depois de 02 meses que havia descoberto a doença. Deixou um belo casal de filhos. A menina tinha em torno dos 04 anos e o menino com quase dois anos.



Então vamos lá...

SM - Seja bem vinda! Espero que esta entrevista não cause desconfortos a você. Saiba que sua história vai alcançar pessoas espalhadas pelo mundo e ajudará muitas famílias que sofrem, atualmente, com esta situação.
Preciosa: Eu estou consciente do que vim falar e estou disposta a isto.

SM – A primeira pergunta vai na direção da morte do seu marido. Qual foi a sua reação quando ele faleceu?
Preciosa – A minha reação foi me esconder, não chorar, não demonstrar para meus filhos que eu estava muito abatida e o resultado disto foram as muitas doenças que apareceram sem descobrirem os motivos... Até o dia em que um médico quis ouvir a minha história.

SM – Quantos anos depois você se casou de novo? E como o conheceu?
Preciosa – Voltei a me casar de novo depois de dois anos, aproximadamente. Meu marido tinha 21 anos à época e eu tinha em torno de 28 anos... Fui criticada, mas ele era um jovem trabalhador e que conquistou meus filhos. Amigos em comum nos apresentaram e ele se mostrou alguém muito correto e responsável.

SM – Você tem noção quando seu segundo marido começou a abusar de sua filha?
Preciosa – Sim, tenho noção porque, quando ficamos sabendo e, minha filha começou a relatar o ocorrido, ela associava os abusos a momentos específicos do tipo: festa de aniversário, algum encontro familiar, etc. Assim, eu descobri que, depois de 01 ano de casado, os abusos e as ameaças começaram.

SM – O que aconteceu entre os 11 e 16 anos de idade com a sua filha, pois até então, ela vinha sofrendo abusos, certo? Nos conte a este respeito.
Preciosa – Ele começou a estupra-la a partir dos 11 anos de idade. As ameaças foram ficando mais intensas, e ela, a cada dia mais, temia aquele homem que se mostrava um pai tão carinhoso quando estava na nossa presença. Eu lembro que ele queria que eu passasse a guarda dos meus filhos para ele, pois, se algo acontecesse comigo, ele assumiria as crianças e não precisaria recorrer a familiares.

Aos 16 anos, ela engravidou e, escondido de mim, é claro, levou minha filha para abortar com 7 meses de gravidez. mas o aborteiro disse que não poderia fazer aquilo senão mataria o bebê e a mãe... (Assim como em outros momentos, Preciosa fez uma pausa e com olhar distante disse) Sabe, minha filha era tão miudinha e não dava para notar a gravidez.

SM – Como você reagiu quando soube da gravidez de sua filha?
Preciosa – Eu pensei: Eu preciso salvar minha filha! Mesmo não sabendo o que havia errado, Deus me mostrava que havia algo que eu não entendia! (Eu não deixei Preciosa perceber, pois não podia envolve-la em minhas emoções, afinal, a história era dela, mas quando ela disse: “Eu preciso salvar minha filha” a minha voz embargou, fiquei desconcertada e levei a entrevista para outro lado! Minha emoção apareceu pelo fato dela acolher a filha naquele momento, mesmo sem saber da dor. Tem mães que, quando a filha engravida, fazem coisas terríveis e nem sabem a história por trás daquela gravidez).

SM – Como e quando você ficou sabendo que ele estava abusando de sua filha?
Preciosa – Eu fiquei sabendo através de meu filho que, naquela altura, já havia percebido que algo errado estava e contou para sua namoradinha da escola. Ele não tinha nem 13 anos completos. Esta namoradinha começou a entender que o que ele via e, estava aflito, mas não entendia bem o que estava acontecendo, era o padrasto que estava abusando da irmã dele. Ele ficou desnorteado, mas passou a observar melhor e acabou flagrando conversas do padrasto que ameaçava a irmã dele.

SM – Em que momento desta história, ele foi desmascarado?
Preciosa – Houve uma reunião de família em nossa casa e meu filho se retirou de repente e foi para o quarto. Eu pedi licença a todos e fui ver o que estava acontecendo... e foi aí que soube de tudo!

Minha filha ainda tentou esconder por medo das ameaças de morte que ele fazia a ela em relação a mim, mas o meu filho já havia contado e eu acreditei nele, apesar de meu marido ser um bom pai e marido.

Eu ouvi atentamente o meu filho falar e, como o meu marido se aproximou meio desconfiado, meu filho arrastou a irmã para fora de casa e foram se esconder na casa de um parente próximo.

Aquela noite foi terrível, pois eu saí também e depois, com ele em casa, tive que voltar para pegar o meu neto que tinha em torno de 09 meses.

SM – E o que seu marido fez?
Preciosa – Ele fugiu... Com o passar do tempo, eu descobri que ele tinha um plano para me matar e ficar com meus filhos.

SM – Ele ficou foragido por um tempo, certo? E como ele foi pego?
Preciosa – Ele tentou sequestrar minha filha na porta da escola e foi quando que, a polícia já estava esperando-o, pois todos sabíamos a fixação que ele tinha por ela.

SM – Hoje sua filha tem em torno de 20 anos e seu neto em torno de 04 anos. Como vocês estão hoje?
Preciosa – Tudo tem sido um processo... E parece que dentro deste processo, o meu filho foi o mais afetado!!

A Minha filha é uma serva de Deus e trabalha na igreja, é uma moça inteligente e não fala sobre o assunto. Quando alguém pede para ela falar da história dela, sou eu quem falo. Ela está presente para confirmar, mas ela sempre me pede para falar.

O meu neto é lindo e muito amoroso, cativa nosso coração... Um bem que ficou no meio de toda esta história ruim!

Eu faço parte do grupo Celebrando a Recuperação e sou uma mulher ativa. Estudei e tenho convicção do amor de Deus por nossas vidas.
_______________
O estuprador está preso e sua sentença foi de 18 anos. Hoje ele faz bolsas com materiais recicláveis em uma penitenciária. Não é difícil encontrar o seu nome e rosto, pois está disponível na internet, mas estaríamos expondo assim a família também , caso viesse a mostrar.

Bem, muitos assuntos foram reduzidos e por vários motivos, um deles é para não causar mais dor na família que passou por este processo todo. Outro motivo é para não expor os detalhes que levariam a saber quem é. E ainda, outro motivo, é não estender a entrevista a ponto de ficar excessivamente longa. Há muitos outros motivos aqui que me fizeram esconder os detalhes, afinal de contas, é impossível descrever as emoções que senti naquele dia.

Preciosa é uma mulher bonita, tem 42 anos e, atualmente, está noiva. Sua história de vida já foi relatada em algumas igrejas, mas pelo fato do abusador da filha dela ter sido um líder cristão, faz com que alguns religiosos considerem que ela está fazendo algo errado. Mas o que há de errado em denunciar uma situação como esta? Por que calar uma voz que se firmou em Deus para prosseguir, quando muitos, já teriam desacreditado?

Enquanto caminhávamos pelo shopping e, Preciosa ia falando, meu coração não dava conta de ver aquela mulher fortalecida pela presença de Deus. Depois de tudo o que aconteceu como ela ainda tinha forças para acreditar na vida? Que direito tenho eu de calar esta mulher!

Confesso que me senti pequena diante daquela baixinha tão preciosa! Preciosa é destas pessoas que a gente quer carregar no colo e sustentar, mas ela tem mais do que um colo, ela tem os braços do Pai que a leva para junto dele em amor!

Fica a minha gratidão e a certeza que Deus faz a diferença na vida de pessoas que prosseguem em crer nele!

Preciosa, que o dia das Mães chegue como um bálsamo de Deus para sua vida! Que você continue com este semblante de quem diz: “Posso vencer, em Deus eu posso vencer!”


Deixo um vídeo para todas as mamães que, como leoas, protegem suas crias e amam com amor profundo, mesmo quando tudo está dizendo que não...





3 comentários:

  1. Foi uma situação muito difícil que ela passou e que se não fosse o Senhor na vida dela,não teria suportado. E precisa ser contada sim para nos alertar. Quer dizer que se fosse qualquer outra pessoa poderia contar normalmente,mais pelo fato dele se dizer cristão não pode,tem que ficar por debaixo do pano como se nada tivesse acontecido.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma situação muito difícil que ela passou e que se não fosse o Senhor na vida dela,não teria suportado. E precisa ser contada sim para nos alertar. Quer dizer que se fosse qualquer outra pessoa poderia contar normalmente,mais pelo fato dele se dizer cristão não pode,tem que ficar por debaixo do pano como se nada tivesse acontecido.

    ResponderExcluir
  3. Difícil ler isso e não lembrar que hoje namoro...e como será com meus filhos? Tenho 2 meninas...sou extremamente observadora...Preciso refazer minha vida..porém..meus filhos estão em primeiro lugar...eu me atento aos detalhes...sinto muito por vc e sua filha e seu filho..Que Deus os abençoe...e obrigada por compartilhar esse fato..para que fiquemos atentos...Fique com Deus Flor ♥

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, sugestão, dicas e outros.